Painel de LED ou placa de LED, apesar de parecidos, possuem especificações e indicações diferentes.
A tecnologia da placa de LED surgiu para substituir as lâmpadas tradicionais. Algumas comparações revelam que a placa de LED pode durar o dobro de horas que uma lâmpada tradicional! Além disso, proporcionam maior uniformidade e consistência da iluminação e maior aproveitamento da energia elétrica.
As iluminações de LED trouxeram não apenas economia de energia, mas também beleza para as instalações elétricas, que deixaram de ser apenas uma necessidade e se tornaram até mesmo um item de decoração!
Conteúdo
Painel de LED ou placa de LED?
No mundo das iluminações, encontramos o painel e a placa de LED. Ambos possuem um difusor de acrílico, responsável por proporcionar uma iluminação uniforme. Mas, apesar de parecidos, são um pouco diferentes em suas especificações.
Placa de LED
As placas de LED são mais fortes do que os painéis de LED. Algo que exemplifica bem isso é o fato de que uma placa de 20X20 emite a mesma quantidade de lúmens que um painel de 40X40. Uma diferença importante entre as placas e os painéis de LED, é que as placas distribuem os LEDs de forma uniforme na luminária, enquanto o painel possui, na verdade, fitas de LED. Explicaremos a seguir.
Painel de LED
Os painéis de LED, como já falamos, são menos potentes que as placas de LED. Devido à utilização de fitas, apresentam uma qualidade e durabilidade um pouco menores, porque podem perder o fluxo luminoso a longo prazo. Apesar dessa diferença, ailuminação com painel de LED oferece um ótimo resultado e pode apresentar uma menor necessidade de manutenção, o que é um ponto positivo.
Temperatura da placa ou painel: dicas para escolher a temperatura da cor
Tanto para as placas de LED quanto para os painéis, um ponto de atenção é a temperatura da cor, que pode ser quente ou fria em ambos. A iluminação de LED é medida em Kelvin, uma unidade de medida de temperatura.
Temperatura da luz: Fria
A temperatura fria é ideal para lugares que exijam maior atenção e foco. Tanto para trabalhar, quanto para limpar (escritórios, cozinhas, banheiros). Então se você quer um ambiente que proporcione essas sensações, opte pelo LED de temperatura fria.
Temperatura da luz: Neutra
A luz de temperatura neutra é o intermediário entre frio e quente, e é conhecida por ser similar a luz do dia. Desperta a atenção na medida certa, também sendo uma boa opção para escritórios e cozinhas. Nem demais, nem de menos!
Temperatura da luz: Quente
A luz quente é aquela mais amarelada, que passa uma sensação de aconchego e conforto. Ideal para ambientes em que relaxamos, como salas de estar ou quartos.
Cuidados com as Luminárias de LED
Para garantir a durabilidade da sua luminária de LED, é fundamental seguir alguns cuidados, como instalar a luminária no local com a temperatura exata, nem superior nem inferior, e não utilizar driver de marcas diferentes da original do produto. Dessa forma, você poderá aproveitar todos os benefícios das luminárias de LED.
Independente da sua escolha, painel ou placa de LED, o importante é apostar nesse tipo de iluminação é, realmente, um investimento a longo prazo. Por isso, escolha a temperatura que melhor se adequa ao seu ambiente e invista sem medo!