O artigo foi escrito pelo melhor serviço de aluguer de bicicletas em Portugal, Bike&Ride. Para ler mais, clique aqui.

Andar de bicicleta é bom para si

Andar de bicicleta é bom para si

1.º Melhor sono. Andar de bicicleta de manhã cedo é uma ótima forma de acordar mais depressa. E graças ao exercício regular de bicicleta, o seu sono será mais saudável, o que significa que acordará descansado. O ciclismo regular remove a hormona do stress cortisol do corpo, o que impede que adormeça com exercício frequente. Assim, andar de bicicleta ajuda a livrar-se da insônia.

2.º Melhor digestão. Andar de bicicleta melhora o metabolismo. Isto aumenta o apetite e melhora a digestão dos alimentos. Lembra-se de como sente fome depois de um passeio de bicicleta? Um aumento do apetite é um sinal de um metabolismo ativo.

3.º Maior resistência. O ciclismo regular aumenta a resistência geral do corpo e faz com que este se sinta mais enérgico, ativo e vigoroso; é mais fácil lidar com o stress do dia de trabalho e o seu historial emocional estabiliza. Melhorando a sua aparência

4.º Perda de peso. Andar de bicicleta é benéfico para quem quer perder quilos a mais. Durante um passeio de bicicleta, muitas calorias são queimadas e os depósitos indesejados na zona da anca são reduzidos. Ao mesmo tempo, o seu corpo queima gordura durante o passeio e várias horas depois. E quem anda depressa, mas em distâncias curtas, queima várias vezes mais gordura do que quem anda muito, mas mais devagar.

5.º Melhorar a condição da pele. O ciclismo regular ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A circulação sanguínea acelerada fornece oxigênio e nutrientes às células da pele de forma mais eficaz, ao mesmo tempo que remove as toxinas prejudiciais. Andar de bicicleta também cria condições ideais para a produção de colagênio, o que, por sua vez, ajuda a retardar o aparecimento de rugas.

6.º Aumento do tônus ​​muscular. O ciclismo regular ajuda a treinar os músculos das pernas, peito, costas e braços. Graças a isto, a sua forma melhora e, ao mesmo tempo, aumenta a resistência muscular. Melhorando o estado psicológico

7.º Reduzindo o stress. Andar de bicicleta é a forma mais fácil e rápida de obter uma dose das hormonas da felicidade. Tal como outros desportos cíclicos, o ciclismo é uma excelente forma de se distrair de pensamentos desagradáveis. Tente pedalar pelo menos alguns quilômetros – todas as coisas desnecessárias sairão da sua cabeça imediatamente. Movimentos monótonos e respiração comedida colocam automaticamente os pensamentos e sentimentos em ordem.

8.º Fortalecimento do sistema nervoso. Andar de bicicleta tem um efeito benéfico no estado emocional geral. Ajuda a fortalecer o sistema nervoso – o seu humor e bem-estar geral melhoram e obtém um enorme impulso de energia. Andar de bicicleta é a melhor forma de “desabafar” depois do trabalho.

9.º Melhorar as capacidades de pensamento. Andar de bicicleta aumenta o fluxo sanguíneo e de oxigênio para o cérebro, o que ativa e restaura a ação dos receptores e promove a criação de novas células cerebrais no hipocampo – a área responsável pela memória. Além disso, escritores, músicos, artistas, executivos e muitos outros profissionais utilizam o ciclismo para estimular o pensamento criativo. Afinal, a atividade neural é ativada graças ao aumento do fluxo de oxigênio para o cérebro. Melhoria da saúde

10.º Fortalecimento do sistema cardiovascular. A carga cardiovascular proporcionada pelo ciclismo ajuda a fortalecer o músculo cardíaco, a aumentar o tônus vascular, a reduzir o nível de colesterol “mau” e a aumentar o nível de colesterol “bom”. Graças a isto, o risco de doença cardíaca é significativamente reduzido. As substâncias são fornecidas às células cerebrais e a outros órgãos vitais do corpo. Andar de bicicleta melhora o fornecimento de sangue aos órgãos pélvicos, o que é especialmente importante para os homens como medida preventiva contra uma doença tão insidiosa como o adenoma.

11.º Melhorar a circulação sanguínea. Andar de bicicleta torna, geralmente, a circulação sanguínea mais racional e eficiente. A frequência cardíaca normal de uma pessoa saudável é de 65 a 70 vezes por minuto. Nas pessoas que andam de bicicleta regularmente, esta frequência diminui 8 a 10 vezes/min – o coração muda para um modo de funcionamento mais razoável, que poupa o “recurso” do coração, previne o seu “desgaste” prematuro e previne o aparecimento de todos os tipos de doenças cardíacas.

12.º Prevenção de varizes. Para pessoas com predisposição genética para as varizes, pedalar é muito útil. No momento dos movimentos rotacionais das pernas, o sangue começa a circular ativamente pelos vasos sanguíneos sem estagnar em lado nenhum. Ao mesmo tempo, ao andar de bicicleta não há carga de impacto, o que é bom para as articulações.

13.º Melhor função pulmonar. Quando anda de bicicleta, os seus pulmões trabalham muito mais ativamente do que o normal – durante passeios de bicicleta longos, de pelo menos uma hora, os pulmões de uma pessoa funcionam em plena capacidade. Graças à ventilação forçada, os pulmões são libertos da corrente mais rapidamente As substâncias estão em abundância em quase todas as cidades modernas. Ao mesmo tempo, é claro, deve tentar traçar a sua rota mais perto da natureza e longe de estradas movimentadas.

14.º Melhorar a visão. Andar de bicicleta é muito útil para treinar os olhos. Julgue por si: onde quer que esteja o seu percurso – ao longo de caminhos florestais ou passeios – deve observar a estrada com atenção. O seu olhar foca constantemente e a mudar de objeto para objeto. Este treino dos músculos oculares reduz aumenta o risco de miopia e aguça a visão.

15.º Fortalecimento do sistema imunitário. Aqueles que passam regularmente o seu tempo livre a andar de bicicleta aumentam significativamente a capacidade do corpo para resistir a infecções (imunidade), devido às quais sofrem com muito menos frequência de doenças sazonais – gripes, constipações, etc.

16.º Desenvolvimento do aparelho vestibular. Andar de bicicleta é uma excelente forma de treinar o aparelho vestibular e a coordenação dos movimentos. Poupando tempo e dinheiro

17.º Poupar tempo na estrada. Uma bicicleta é mais rápida do que caminhar. E se comparar com um carro, não tem de estar parado em engarrafamentos, que nos fazem estar parados mais tempo do que andamos. Uma bicicleta permite-lhe traçar o seu percurso de forma independente, sem se ajustar ao horário dos transportes públicos e ao mapa de trânsito.

18.º Sem problemas de estacionamento. Uma bicicleta irá onde um carro não consegue. É fácil estacionar uma bicicleta – ocupa muito menos espaço do que um automóvel.

19.º Poupar dinheiro. Os preços das bicicletas são muito acessíveis e são geralmente fáceis de manter. Se comprar uma bicicleta, não tem de a abastecer diariamente, não tem de pagar impostos ou seguros e, se alguma coisa se avariar na bicicleta, a sua reparação não lhe custará muito dinheiro. Desenvolvimento infantil

20.º Desenvolvimento de uma criança em crescimento. Uma criança que anda de bicicleta infantil obtém todos os benefícios que os adultos obtêm. Uma bicicleta estabelece a base para a saúde de uma criança no futuro.

21. Um exemplo positivo. Além disso, convém lembrar que os filhos são influenciados pelos pais. Se os seus filhos o andarem de bicicleta regularmente, logo desejarão seguir o seu exemplo. Fortalecer relacionamentos

22.º Fortalecer relacionamentos. Andar de bicicleta em conjunto liberta hormonas do bom humor, para que todos os pequenos conflitos e irritações desapareçam sem deixar rasto. Além disso, o passeio é uma boa oportunidade para conversar sobre algo romântico.

23.º Passar tempo com a família. Andar de bicicleta é um ótimo passatempo familiar e há lugar para todos. Até a criança mais pequena pode subir para o assento ou para uma cadeira especial e acompanhá-lo na sua viagem.

24.º Conhecer novos amigos. Para além de uma boa saúde, andar de bicicleta também afeta positivamente o lado social da sua vida. Andar de bicicleta é uma excelente forma de conhecer pessoas que pensam como você e que provavelmente se tornarão seus amigos porque partilham interesses comuns.