Higienizar a peça no banho e usar produtos químicos estão entre os principais problemas na conservação das lingeries.
As lingeries proporcionam um excelente caimento para as roupas e, em função da ampla variedade de modelos, quanto mais opções a mulher tiver disponíveis no seu guarda-roupa, melhor. Entretanto, algumas práticas que são muito comuns podem ser os vilões quando o assunto é a conservação das lingeries.
Conteúdo
Como manter a conservação das lingeries
Vale destacar que roupas íntimas são peças delicadas e mesmo pequenos descuidos podem contribuir para que a calcinha ou o sutiã fiquem danificados. Mesmo que a mulher, às vezes, não se dê conta, existem alguns equívocos que podem prejudicar a conservação das lingeries, comprometendo assim o seu bem-estar e saúde, veja:
Lavar os sutiãs esporadicamente
Muitas mulheres mantêm o uso do sutiã por vários dias seguidos. A recomendação é lavá-los após o segundo, ou no máximo até o terceiro uso porque, no decorrer do dia, o suor e as bactérias são absorvidos pelo tecido, colocando em risco a saúde da mulher. Além disso, a sujeira, quando acumulada, deixa a peça com aspecto amarelado ou mofado, comprometendo o visual da roupa.
Lavar lingeries com outras peças de roupa
As roupas íntimas são muito frágeis e, caso tenham contato com outras roupas durante o processo de lavagem, elas podem ficar danificadas e não ajuda na conservação das lingeries. Neste contexto, o ideal é usar sabão neutro ou de coco na hora de higienizar a peça. Por outro lado, se você não abre mão da praticidade da máquina de lavar, use sempre os saquinhos para roupas delicadas.
Não considerar as particularidades da peça
Em meio a variedade de opções para moda íntima, é possível encontrar diferentes tecidos que, naturalmente, podem ter diferentes peculiaridades. As peças íntimas confeccionadas em renda ou tule são mais delicadas do que as microfibras ou algodão, por exemplo, fato que exige um cuidado ainda mais redobrado com a peça. Por isso, o processo de lavagem e armazenamento devem ser feitos individualmente. Outro aspecto importante é separá-las por cores, evitando manchas de outros tecidos.
Usar alvejante nas lingeries
Apesar do seu poder antibacteriano, o alvejante é um produto químico que possui substâncias que, quando utilizadas em demasia, prejudicam as fibras das roupas íntimas. E, justamente, por serem feitas de material mais delicado, o alvejante pode comprometer a qualidade e a durabilidade das peças.
Lavar as lingeries com água quente
É um hábito comum lavar a lingerie durante o banho. Porém, vale o alerta: a água quente pode resultar no desgaste do tecido a curto prazo, fazendo com que o material fique mais flácido e envelhecido; sendo preciso comprar novas peças frequentemente para substituí-las.