Ultimamente, muitas pessoas e empresas têm adotado em seus projetos a substituição de diversos tipos de estruturas pela estrutura metálica. E isso vem acontecendo por uma série de vantagens que este tipo de estrutura traz a diversos projetos.
E para falar um pouco mais sobre os motivos que levam essas pessoas e empresas a adotarem a estrutura metálica, foram separadas as 6 principais vantagens de se utilizar este tipo de estrutura em projetos, independentemente de qual seja o projeto em questão.
Conteúdo
1 – Maior velocidade
O fator que merece um maior destaque aqui ao falar de estrutura metálica é justamente a maior velocidade em toda a execução do projeto.
Tempo é dinheiro. Portanto, ainda que o custo de uma estrutura metálica seja elevado, o tempo que ela economiza pode compensar muito esse elevado custo, visto que a diferença temporal é muito grande.
Usando o exemplo onde uma estrutura metálica é utilizada para substituir uma coluna de concreto, todo o tempo para se preparar a estrutura, jogar o concreto, esperar secar… pode ser substituído por uma estrutura metálica, poupando todo este tempo.
2 – Maior facilidade de locomoção/movimentação
Novamente citando o exemplo de uma coluna de concreto, uma maior quantidade de materiais é necessária na hora de levantar uma coluna. E a locomoção/movimentação desses materiais pode, mais uma vez, tornar o processo ainda mais lento.
Com a estrutura metálica é possível escolher um único lugar para armazená-las, facilitando a movimentação uniforme do processo. A única variável, neste caso, que vai influenciar nessa locomoção é onde a estrutura será instalada, alterando assim a rota em sua movimentação.
3 – Maior segurança
Normalmente, as peças metálicas já vêm com o tamanho milimetricamente certo, e isso leva a uma maior segurança em todo o processo.
Durante o projeto, o manuseio de uma estrutura metálica (com os equipamentos corretos) é simples, e geralmente costuma ser padronizado também.
Com o projeto concluído, a estrutura metálica também pode levar a uma segurança maior.
Um exemplo disto é em um telhado, quando comparado com uma estrutura de madeira. Além da menor resistência presente na madeira, a possibilidade de dar um problema é maior quando comparado com uma estrutura metálica.
4 – Mais resistência
Pontuando justamente a resistência, uma estrutura metálica apresenta maior resistência quando comparado com algumas outras estruturas, como a própria madeira.
E quando comparado com uma estrutura de concreto, a estrutura de aço pode apresentar uma vida útil até superior à vida útil de uma estrutura de concreto (isso, claro, efetuando os cuidados/manutenção correta).
Além disso, existem tintas e proteções especiais que podem ser implementadas às estruturas metálicas, aumentando ainda mais sua vida útil e melhorando a proteção em casos de incêndios.
5 – Melhor organização
A organização dentro do ambiente de trabalho é fator fundamental para a execução de um bom projeto. Além da organização, uma boa limpeza também pode ser um ponto chave se tratando de economias com materiais e afins.
E neste ponto, a estrutura metálica influencia diretamente, principalmente em projetos onde grande parte da estrutura possui um tamanho padronizado, permitindo uma melhor organização.
Outro fator mais uma vez em destaque é o tempo, pois uma boa organização leva a uma maior economia de tempo. E esta economia pode ser vista tanto no armazenamento mais fácil do material quanto na sua captação.
A boa organização se dá não somente observando o produto em si, mas ao compará-lo com outras estruturas, como as estruturas de concreto.
6 – Maior precisão
A padronização dos materiais é um fator chave na maior precisão do projeto como um todo. E essa maior precisão pode acarretar em uma maior segurança também, visto que a chance de ter peças com tamanhos diferentes é mínima.
Considerações finais
Execução de vigas, pilares, terças, treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pórticos, pergolados… diversas são as aplicações da estrutura metálica.
Entendendo que este tipo de estrutura traz uma maior velocidade ao projeto, facilita todo o aspecto logístico, traz segurança (tanto durante quanto após o término do projeto), é mais resistente que a maioria das outras estruturas, permite uma maior organização durante o projeto e leva à uma maior precisão, cabe ao desenvolvedor do projeto decidir se ele arcará com este custo ou optará por outro tipo de estrutura, entendendo suas desvantagens frente à estrutura metálica.