Saiba como manter e conservar as botas para os próximos invernos.
Você já percebeu que todos os anos seguimos o mesmo processo? No início do Outono, tiramos as roupas e sapatos de inverno das caixas ou sacos, lavamos e colocamos para uso. No início da primavera, guardamos tudo novamente e deixamos lá até as temperaturas começarem a baixar mais uma vez. Mas como conservar as botas melhor?
Nesse processo, incluímos as botas femininas. Elegantes, bonitas e muito quentinhas, são aspeças-chave de todo inverno.
Mas para garantir que elas estejam sempre bem apresentáveis e em perfeito estado, é necessário apostar em alguns cuidados ao guardá-las anualmente. Para se ter uma ideia, guardar uma bota de forma errada poderá deformá-la e estragá-la para sempre, por isso é importante saber como conservar as botas!
Conteúdo
Garantir o formato das suas botas é fundamental
O primeiro passo para conservar as botas, é garantir que elas sejam guardadas de forma que preserve sua integridade física. Guardar a bota por baixo de outras coisas, ou dobrar botas de cano longo podem estragá-las em pouco tempo. Feche sempre o zíper da bota, guarde em um local reservado só para elas e nunca coloque uma bota em cima da outra.
Para as botas de cano longo, além de fechar o zíper, é necessário também colocar alguma coisa dentro para conservar as botas o seu formato original.
Quando compramos as botas, é comum que venham enchimentos dentro, que preservam esse formato. Devemos fazer o mesmo em casa. Uma dica é utilizar revistas enroladas, que poderão fazer o papel do enchimento.
Caixa de madeira ou saco TNT poderão conservar as botas
Se você não puder guardar os pares de botas em pé em seu armário, uma opção é utilizar caixas de madeira. A madeira absorve a umidade e não deixa o mofo se formar. Atente-se apenas ao local onde você guardará essa caixa, para que ele também não tenha umidade.
Os sacos de TNT também podem garantir a conservação das botas, desde que sejam colocadas de forma correta dentro dele (não deixando uma bota em cima da outra, ou guardando em baixo de outras coisas).
Limpe suas botas periodicamente
Além de ter o jeito e o lugar certo para guardar suas botas, é importante lembrar que a limpeza periódica faz toda a diferença. Tire a poeira antes de guardar, porque a sujeira e o bolor podem estragá-las ao longo do tempo.
Mas atenção: cada material exige um tipo de limpeza. As botas de couro, por exemplo, devem ser limpas com um pano úmido ou, no máximo, uma escova de cerdas macias com um pouco de sabão neutro em barra.
As botas com texturas devem ser limpas apenas com panos secos ou flanelas. Botas de verniz exigem muita atenção pois podem riscar com facilidade, limpe apenas com panos macios. Já as botas de camurça podem sujar com facilidade, por isso, utilize uma escova específica para limpeza desse tipo de material.
Com essas dicas, você terá botas lindas e conservadas por muitos invernos!