Os desafios das instituições de ensino brasileiras no período pós-pandemia

São muitos os desafios das instituições de ensino brasileiras no período pós-pandemia, porque toda a estrutura de aplicação de aula modificou. As instituições tiveram que aderir as regras de aulas remotas, durante a pandemia, desestabilizando o andamento do sistema “normal”.

Com o aparecimento do COVID-19 e milhares de pessoas infectadas e mortas, o sistema educativo do Brasil precisou se adaptar. A educação é um dos pilares mais importantes para a evolução do país, por isso foi estipulado uma forma de ensinar via internet.

O cenário pós-pandemia ainda é algo que preocupa muita gente, porque ainda há o medo da contaminação aumentar. São muitas vidas em jogo, principalmente aquelas pessoas que estão na idade de risco de contaminação.

O medo da contaminação pós-pandemia

As instituições possuem profissionais de várias idade e gêneros, essa é um grande desafio nesse período. Porque alguns dos funcionários, tem a idade que o classifica como pessoa de alto risco. Sem mencionar outra pessoas, que também estão classificadas nessa lista.

O sistema educativo nunca teve que se adaptar tão rápido a um momento delicado de calamidade pública, por isso retomar as atividades no presencial requer muito cuidado.

Alguns cuidados são:

  • Disponibilizar álcool em gel, para higienização das mãos;
  • Distanciamento entre os alunos;
  • Poucas horas aulas, para não tumultuar o ambiente e evitar a contaminação;
  • Uso obrigatório de máscaras, evitando assim a proliferação do vírus.

Mudanças do ENEM 2021

No período pós-pandemia o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, tem modificado a aplicação da sua prova, como o uso obrigatório de máscara.

Agora os candidatos ficarão mais distantes uns dos outros, além de ser conferida a temperatura do mesmo no portão de entrada. É importante ficar atento as regras, assim que o edital for divulgado!

Há algumas novidades no PROUNI 2021, nesse caso os alunos que serão bolsista terão que ficar atentos as mudanças.

O que aconteceu com o PROUNI?

O PROUNI tem recebido denuncias de fraudes em relação as bolsas de estudo, é nesse momento de volta as aulas que o mesmo irá investigar as denuncias.

Agora para ter acesso a uma bolsa de estudo, o estudante terá suas informações analisadas. Assim evitando transtorno, tanto para o estudante como para a instituição que poderá responder ao Programa Universidade para Todos.

Os cursos do PROUNI receberão uma fiscalização, devido a isenção fiscal de algumas instituições. As vagas permanecerão normalmente, mas para preenche-las você deverá obter uma excelente pontuação no ENEM.