Pagamento de impostos e tributos podem ser realizados pela internet; veja como!

Hoje em dia a internet em grande medida tem facilitado bastante a nossa vida. E com a aproximação de 2021 é interessante saber de que forma podemos utilizar essa ajuda para pagar as contas, ainda mais em tempos de isolamento social.

Todo início do ano somos bombardeados por uma série de impostos, sejam municipais, estaduais ou federais.

Dessa imensa lista, um dos impostos que mais costuma tirar o sono do brasileiro é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Pensando nisso vamos te ajudar a ficar por dentro de como efetuar o pagamento do seu IPVA sem sair de casa.

Antes de tudo é importante saber que por ser um importo estadual, ele varia de estado para estado.

Como consultar o  IPVA pela internet?

Para consultar valor IPVA do seu veículo acesse o portal on-line do departamento de trânsito (DETRAN) do seu estado com o número do seu RENAVAM em mãos.

Por ser estadual as regras a respeito das datas de pagamento também são variáveis, mas geralmente os estados oferecem duas formas de pagamento. Os proprietários de veículos podem optar entre a efetuar o pagamento em parcela única ou dividir o valor em três parcelas.

Alguns estados podem oferecer um desconto de até 10% para o pagamento da parcela única.

Todas essas informações também podem ser verificadas no portal online do DETRAN do seu estado.

Mas como efetuar o pagamento on-line?

Após escolher a forma de pagamento você pode baixar o boleto bancário emitido pelo site, se preferir, pode imprimir, mas não há necessidade já que apenas a numeração do código de barras é suficiente.

Buscando facilitar a vida de seus clientes alguns bancos integraram esse tipo de imposto as suas listas de serviços prestados. Pensando nisso o Bradesco IPVA 2021 surgiu como como uma ferramenta bastante útil para quem deseja quitar o IPVA sem sair do conforto de casa.

Você, cliente Bradesco, pode optar por efetuar o pagamento pelo portal do branco on-line ou mesmo pelo aplicativo disponível para as plataformas android e IOS. Para quem possui dispositivos apple deve acessar a a Apple store, já os usuários de android podem fazer o download pela Google Play.

Para quem der preferência para o site do banco, deve acessar sua conta informando os números da agência, conta e senha. Após baixar a extensão de segurança disponibilizada pelo próprio Bradesco, vá até a opção de pagamentos e digite o código de barras do boleto emitido pelo DETRAN.

Se optar pelo aplicativo, é ainda mais simples. Faça o login na sua conta, logo em seguida selecione “pagamentos” e, ao abrir a opção, digite o código de barras ou aponte a câmera do seu dispositivo para o código de barras para que seja feita a leitura da numeração.

Seguindo essas instruções você não terá preocupação para deixar seu IPVA em dia.