Como as empresas do setor turístico estão se preparando para a recuperação
O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia de COVID-19, com viagens internacionais e domésticas drasticamente reduzidas devido às restrições de viagem e medo de contágio. No entanto, há sinais de recuperação e espera-se que as empresas do setor turístico retornem ao nível de pré-pandemia no primeiro semestre de 2023.
Uma das razões para essa recuperação é o aumento da vacinação em todo o mundo. Com cada vez mais pessoas se vacinando e com as doses de reforço, as restrições de viagem são quase inexistentes e as pessoas estão se sentindo mais seguras para viajar novamente.
Outra razão para a recuperação é o aumento da procura por viagens. Com as pessoas tendo passado tanto tempo em casa durante a pandemia, muitas estão ansiosas para organizar a mala de viagem novamente e explorar novos lugares. Além disso, grande parte da população economizou dinheiro ou aproveitou as diversas promoções oferecidas durante a pandemia e agora têm recursos para desfrutar nas viagens.
Para aproveitar essa recuperação, as empresas do setor turístico precisarão se adaptar e se preparar para atender as novas necessidades e desejos dos viajantes. Isso inclui oferecer opções de viagem flexíveis e seguras, como reservas canceláveis, pacotes turísticos personalizados e experiências únicas. Para isso, um dos pontos chaves é a evolução no meio digital.
Grande parte das empresas precisou se adequar e investir em sistemas online, já que essa nova geração de viajantes utiliza majoritariamente os meios digitais para todas as demandas necessárias, desde o planejamento até as reservas das passagens e hospedagens.
Um ótimo exemplo de como as empresas do setor estão investindo nisso é o condomínio de hospedagem à beira mar Village Praia do Rosa. O resort fica localizado em Imbituba – SC, a aproximadamente 70 quilômetros da capital Florianópolis e está crescendo de forma exponencial, graças a utilização de tecnologias e sistemas online como ferramentas cruciais para este desenvolvimento.
O turismo também precisará se adaptar ao crescimento do turismo de negócios. Mesmo com as diversas vantagens trazidas pelo home office como as entrevistas e reuniões a distância, algumas empresas ainda optam pelo tradicional e tendem a realizar uma volta gradual ao trabalho e eventos presenciais. Portanto, esse fator também causará um aumento na procura por viagens a negócios.
Em resumo, é esperado que as empresas do setor turístico retornem ao nível de pré-pandemia no primeiro semestre de 2023. Isso será impulsionado pelo aumento da vacinação, o aumento da procura por viagens e a necessidade das empresas em se adaptarem às novas demandas e desejos dos viajantes.