A aposentadoria é um direito muito importante para o trabalhador brasileiro e por mais que seja fundamental para garantir uma terceira idade mais tranquila, nem todo mundo sabe como dar inicio ao processo.

Se você pretende se aposentar, este artigo é para você! Veja a seguir os primeiros passos para quem deseja dar entrada na aposentadoria:
Defina o tipo de contribuição
Antes mesmo de conferir a tabela de pagamento do INSS em 2021, é necessário saber qual o seu tipo de contribuição. O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por diversos benefícios, sendo o mais popular deles a aposentadoria.
Para dar inicio ao processo, é necessário definir o seu tipo de contribuição. Quem já atua através da CLT, é contribuinte obrigatório. Quem atua como MEI, tem a contribuição do INSS inclusa no DAS ou DARF, que são impostos obrigatórios.
Enquanto isso, quem deseja contribuir, independente da sua atuação, precisa gerar o boleto de INSS Individual. Defina qual a sua categoria para entender a alíquota de contribuição e assim, pode verificar a tabela do INSS, conferindo data de pagamento e valores.
Separe a sua documentação
Já contribui com o INSS há algum tempo e está dentro dos requisitos para se aposentar de acordo com a sua categoria? É hora de separar os documentos necessários para solicitar o seu benefício. Os documentos básicos são:
- CPF e documento com foto;
- Comprovante de residência;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Guias de recolhimento do INSS (GPS);
- Certidão de nascimento ou de casamento, no caso de necessidade de comprovação de vínculo.
É importante mencionar que estes são os documentos básicos e dependendo da sua modalidade, pode ser necessário apresentar outros papéis.
Faça o seu pedido administrativo
O pedido administrativo é fundamental para que você tenha acesso a aposentadoria e deve ser requerido ao próprio INSS. Para realizar esse pedido, o beneficiário precisa agendar o atendimento através do site do INSS ou através do telefone 135.
No dia agendado, é preciso comparecer com todos os documentos na unidade do INSS e solicitar o pedido administrativo. Será gerado um número de protocolo, pelo qual o segurado acompanha a situação do seu pedido pelo portal Meu INSS.
Em caso de aprovação, o órgão tem até 45 dias para implantar o benefício da aposentadoria. Caso contrário, o segurado pode recorrer a um recurso administrativo ou propor uma ação judicial para que o seu pedido seja reavaliado pelos órgãos responsáveis pela aprovação.