Prova de vida começa a valer novamente; saiba como agendar a sua!

O INSS é um dos principais órgãos hoje em atuação no Brasil. Responsável pelo pagamento de benefícios a vários brasileiros ele influencia na vida de milhões de pessoas e qualquer decisão referente a ele pode afetar a vida de milhares de beneficiários.

Todo início de ano o órgão libera uma tabela que é informa aos contribuintes e beneficiários dados sobre o ano vigente, e como de costume a tabela de pagamento do INSS em 2021 já é bastante aguardada pela população brasileira.

Quais são os serviços que o órgão presta a população brasileira

  • Aposentadoria especial a pessoas com deficiência;
  • Aposentadoria INSS;
  • Abono anual ou décimo terceiro salário;
  • Aposentadoria INSS por idade;
  • Auxílio-doença INSS;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição atingido;
  • Aposentadoria por invalidez.

Esses são alguns dos serviços e benefícios prestados pelo INSS e que atendem a milhares de pessoas espalhadas por todo o Brasil.

Qualquer pessoa que deseje solicitar um desses benefícios pode solicitar um atendimento através do agendamento pela internet e terá então seu horário marcado para um encontro presencial para saber mais a respeitos dos serviços e se a pessoa se enquadra nele para então começar a receber o benefício.

Devido a importância desse órgão e as fraudes que podem vir a acontecer eles trabalham cercados de sistemas que são responsáveis por garantirem a veracidade e autenticidade de todos os documentos cadastrados de seus beneficiários. Um grande exemplo de atividade feita por eles para inibir a ocorrência de fraudes é a obrigatoriedade da prova de vida.

Como funciona a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS nada mais é que a comprovação de vida do beneficiário. Por se tratar de pessoas com uma idade mais avançada e mais sensíveis é necessário que a comprovação de que a pessoa cadastrada no serviço esteja recebendo seja feita.

O procedimento é bem rápido e simples, podendo ser feito no banco que o beneficiário recebe seu pagamento ou em alguns casos no próprio INSS. Eles se apresentam lá uma vez ao ano, podendo ser na data de seu aniversário, e garantem com isso o recebimento do valor fornecido por mais doze meses.

Devido a toda situação provocada pela pandemia do corona vírus esse procedimento foi adiado e o estudo de uma comprovação de vida por meio digital começou a ser feito e divulgado a população. esse procedimento sendo realizado digitalmente seria um grande avanço na burocracia feita pelo órgão e pouparia milhares de pessoas debilitadas a se locomoverem ate a instituição para fazerem então a comprovação.

A prova de vida digital não foi descartada e vem ganhando muita força, mas enquanto ainda não entra em funcionamento e o atendimento de algumas instituições voltam a acontecer a comprovação presencial retoma seu agendamento que é feito de forma extremamente fácil agendando um horário na plataforma do INSS e apenas comparecendo no órgão na data e hora agendada para os beneficiários.

Fonte: tabeladoinss2021.com.br