Sicalc: Saiba como usar o programa para cálculo e emissão de Darf

O Sicalc é um programa criado pela Receita Federal brasileira para auxiliar todos os contribuintes na emissão e pagamento dos impostos e contribuições federais. E pensando na realidade do Brasil em ser um dos países com a carga tributária mais variada e extensa do mundo foi criado o programa com o principal objetivo de facilitar e resolver a situação dos brasileiros quando se fala em impostos e contribuições.

Para que serve o Sicalc?

O Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais da Receita Federal é utilizado para realizar a emissão de guias DARF, que é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. O programa possibilita o pagamento de dívidas federais que estejam dentro do prazo de validade ou que também já estejam vencidos. Em casos de pagamentos com a data de vencimento já expirado o próprio aplicativo do programa recalcula as taxas de juros e adiciona os acréscimos legais.

Com o Sicalc empreendedores podem emitir guias de pagamento facilitando assim toda a burocracia, como é o caso IRPF 2021 e o IRPJ 2021 que são pagos de maneira mais simplificada. E como em todo início do ano os compromissos tributários batem a porta o programa é de grande ajuda a todos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Como usar o programa?

Para começar a utilização do programa Sicalc é necessário que todos os interessados baixem o programa de forma totalmente gratuita através do site da Receita Federal. A partir da instalação do aplicativo todos os seguintes passos são extremamente fáceis, as instruções são disponibilizadas e após a finalização a ferramenta já está disponível para a utilização de todos.

Com o passar do tempo é necessário que seja feita a atualização do programa para evitar que o cálculo seja feito de forma errada, já que o sistema utiliza a taxa SELIC para realizar as correções nas guias e o cálculo de juros.

A utilização do programa traz inúmeras vantagens para todos os seus usuários, como a praticidade dos cálculos de juros e multas, caso seja o caso, pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas e é um canal confiável, já que é disponibilizado e mantido pela Receita Federal, e não menos importante possui uma instalação gratuita e fácil e possui uma disponibilização de uma versão online que garante a utilização e acompanhamento de informações de forma bastante simples.

Diante disso o programa traz uma maneira diferente e simplificada de enfrentar impostos e tributos da receita federal transformando toda a burocracia em um conhecimento técnico e bastante útil a todos.