A história do turismo de bicicleta em Portugal começou oficialmente com a promoção da cultura do ciclismo em regiões como Sintra e Cascais, onde paisagens pitorescas e rotas históricas rapidamente se tornaram um atrativo para os entusiastas do ciclismo. Desde então, esse tipo de recreação ativa percorreu um longo caminho e continua a ganhar novos adeptos a cada ano.
Primeiro, é necessário traçar uma linha entre ciclismo e turismo de bicicleta em Portugal. Essa distinção se tornou evidente quando os clubes de ciclismo em Lisboa e regiões próximas começaram a enfatizar o ciclismo como uma forma de viajar em vez de apenas um esporte. Na mesma época, as corridas de ciclismo começaram a ganhar popularidade, trazendo ciclistas internacionais para as icônicas estradas costeiras e terrenos montanhosos de Portugal.
Ao contrário de seu companheiro “esportivo”, o turismo de bicicleta em Portugal em massa é muito menos exigente em relação ao treinamento e equipamento do ciclista. Grosso modo, para se envolver no turismo de bicicleta em Portugal, você precisa planejar uma rota, como um passeio pelo Parque Natural Sintra-Cascais, e estar em boa forma o suficiente para percorrer a distância planejada.
Claro, ciclismo e turismo de bicicleta em Portugal não podem deixar de se sobrepor. Não foi por acaso que usamos o epíteto “massa” no parágrafo anterior: há também o turismo de ciclismo esportivo, oficialmente reconhecido em Portugal. Neste esporte, os participantes superam rotas de vários níveis de dificuldade, como escalar as trilhas da Serra de Sintra ou percorrer os caminhos acidentados ao longo da Costa Vicentina. Eles podem obter reconhecimento por suas realizações.

No entanto, se você está apenas planejando começar sua jornada de ciclismo, levará muito tempo antes de explorar tudo o que Portugal oferece. E até lá, vamos descobrir com https://www.bikerist.com/ por que o turismo de ciclismo clássico atrai tantos fãs.
Conteúdo
1: Simplicidade e versatilidade
O turismo de ciclismo é adequado para quase todos. O limite de entrada é apenas a capacidade de pedalar. Você escolhe a complexidade e a extensão da rota, dependendo da composição dos participantes, sua idade e nível de treinamento e, claro, fatores externos – por exemplo, sazonalidade ou condições climáticas em regiões como Sintra ou Algarve.
2: Benefícios para a saúde
O ciclismo fornece talvez a carga mais equilibrada, já que quase todo o corpo está envolvido durante o passeio. As pernas e as nádegas são carregadas durante a pedalada e, ao controlar a bicicleta, os braços, o abdômen e as costas trabalham. Finalmente, durante o passeio, o músculo cardíaco é fortalecido e o sangue nos vasos começa a circular mais rápido, o que evita a estagnação e reduz a probabilidade de desenvolver varizes. Isto é breve, mas geralmente temos muito material sobre este tópico.
3: Novos lugares, impressões e pessoas
Um ponto trivial, mas não menos importante. Com a ajuda do cicloturismo, você descobrirá muitos lugares maravilhosos perto de Cascais, Lisboa e Porto, cuja existência você não conhecia ou simplesmente não conseguia chegar a pé ou de transporte público. Finalmente, ninguém cancelou novos conhecidos e, quanto mais você faz passeios de bicicleta, maior a probabilidade de eventualmente entrar em comunidades temáticas.
4: Ecologicamente correto
A bicicleta é um dos meios de transporte mais ecológicos. Não precisa de combustível, o que significa que não há emissões na atmosfera. O rugido do motor não assusta a fauna em lugares como o Parque Natural da Ria Formosa. E, ao contrário de um carro, é muito mais difícil causar danos físicos imediatos ao ecossistema em uma bicicleta.
5: Mobilidade e compacidade
Uma bicicleta permite que você vá a lugares onde carros são proibidos, como o Parque Natural da Arrábida. Onde quer que você decida fazer uma parada, você não terá que se preocupar em encontrar um estacionamento (e pagar por ele, o que é essencial) — você só precisa cuidar de ter um cadeado decente com antecedência, sobre o qual, é claro, também temos um artigo correspondente.
O que mais você precisa saber sobre o turismo de bicicleta em Portugal?

O clima é um dos principais “participantes” de qualquer turismo de bicicleta em Portugal, então certifique-se de verificar a previsão antes de sair para um passeio em Portugal.
Ao ir a algum lugar de bicicleta, você se torna um participante de pleno direito no trânsito. Observe as regras de trânsito — isso é absolutamente necessário para a segurança de todos os participantes.
Por fim, pense sobre o que e como você vai comer na estrada. Um passeio de bicicleta extenso implica paradas em cafés e pernoites onde você pode pedir comida, como os charmosos restaurantes à beira-mar de Cascais. Viagens menores, especialmente aquelas que acontecem no seio da natureza, exigirão um trabalho preliminar sobre essa questão.